Zenão, o Profeta

Instituiu a filosofia da resiliência e do autocontrole: o estoicismo.

Para Zenão, o propósito da filosofia, da virtude esta encontrar 'o curso suave da vida', alcançar o estágio em que tudo o que fazemos esteja em 'harmonia com o espírito individual e a vontade daquele que governa o Universo'.

Segundo Zenão, são felizes aqueles que na vida mantêm a natureza individual e universal em consonância, e aqueles que não vivem dessa maneira não o são.

Zenão acreditava que a presunção era o principal obstáculo à aprendizagem. 

Ensinou o Pórtico Pintado.

Dizia: 'devemos considerar todos os homens pertencentes a uma única comunidade política, e ter um modo de vida uno e uma ordem una, como um rebanho que em uma mesma pastagem se alimenta em conjunto e compartilha um campo comum.

O objetivo da vida é viver em harmonia com a natureza (...) isto é, viver de acordo com a virtude, pois a natureza nos conduz à virtude.

Professou as quatro virtudes do estoicismo: CORAGEM,TEMPERANÇA, JUSTIÇA E SABEDORIA.

Exemplificou: 'Percepção' disse ele, erguendo as mãos e esticando os dedos, 'é algo como isto', ou seja, algo grande vasto. Fechando um pouco os dedos, ele diria 'assentimento', ou seja, começa a foram um conceito sobre algo. 'é como isto'. Então cerraria a mão em um punho e declara que aquilo é a 'compreensão'. Finalmente, envolvendo o punho com a outra mão, ele chamaria tal combinação de 'conhecimento'. Essa combinação final, segundo ele, era alcançada apenas pelos sábios.

'O bem-estar se concretiza em pequenos passos', diria ele, olhando para trás, 'mas não é pequeno.

in A Vida dos Estóicos

Ryan Holiday




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho X Ilusão - Casa de Euterpe